quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quarto de bebê

Com a proximidade do Dia das mães decidi fazer um post especial para as futuras mamães.
Fonte:www.conhecendoseubebe.com.br, www.cuidardebebe.com.br, www.casaejardim.globo.com

Algumas dicas de como montar e decorar um quarto de bebê.




Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejando a distribuição dos móveis. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, independente do estilo escolhido. A área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso, para atender o bebê com rapidez quando necessitar.

Uma dica importante - Faça uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de vento. Posicione a cama ou o berço fora deste espaço. A partir daí, distribua o guarda-roupa e bancadas.

0 a 2 anos - O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada.

2 a 7 anos – O ambiente deve incentivar e motivar o desenvolvimento mental da criança. Habilitar o espaço com um local para o descanso, outra para as brincadeiras e uma área para guardar os brinquedos é uma forma de ensinar-lhe, desde pequeno, a se organizar.

7 a 9 anos – Aqui uma área para o trabalho é essencial. Uma escrivaninha em lugar bem iluminado, de preferência é junto à janela, mesmo que não tenha luz natural.



Tons, Cores e Formas

Além das cores tradicionalmente utilizadas, você pode inovar e usar variações de tons que sejam agradáveis para a criança.

Cores fortes como o vermelho, azul royal, amarelo ouro e verde são alegres, aguçam a curiosidade das crianças e estimulam a percepção das formas. Entretanto, os tons pastéis transmitem mais tranquilidade e ajudam a relaxar.

O xadrez, o poá (bolinhas) e as listras também podem ser utilizados de forma muito harmônica em um mesmo enxoval. Esta combinação é perfeita para aplicar em um trabalho de patchwork. O efeito será lindo e bem original.

A delicadeza dos trabalhos elaborados com fuxico dão um ar de graciosidade e leveza ao enxoval, sendo ideal para ajudar a compor o quarto das meninas.
Temas para compor o enxoval de meninas e meninos:

Meninas:

camponesa, flores, joaninha, bichinhos de jardim, casinha de boneca, fadas, borboletas no jardim, menina no varal de roupinhas, regando as flores, libélula, bailarina, moranguinho, Disney (princesas, pequena sereia, sininho, minie), hello kit.



Meninos:

meios de transporte, arca de noé, safari, carros, pipa, surf, fundo do mar, esportes radicais, ursos, ursinho Puff, fusquinha, carneirinhos, pequeno príncipe.




As paredes podem ser

- todas brancas: ideal para quartos onde o enxoval terá o predomínio de cores fortes.
- três paredes brancas e uma colorida (rosa, azul, amarela, lilás, verdinha): na parede colorida você pode usar nichos com bichinhos de pelúcia, ou vários quadros com suas fotos grávidas, ou fotos do bebê no dia do nascimento. Você pode ainda escrever uma frase ou o trecho de uma música que você gosta.
- desenhos infantis, no tema do seu enxoval, podem ser pintados com a técnica da aerografia. É um charme!
- outra opção muito utilizada é usar uma cor na metade da parede para baixo e outra cor da metade para cima. No encontro das cores você pode aplicar border auto-adesivo no tema do seu quarto, fica um charme!

Móveis e artigos de decoração

Os móveis indispensáveis para o quarto do bebê são o berço e um armário para guardar as roupinhas.
Dependendo do espaço que você tem disponível e das suas necessidade é que serão escolhidos os demais móveis, tais como: cama da babá, cadeira de balanço, cômoda, guarda-roupa, prateleiras, criado mudo, nichos para decoração, cortinas ou persianas, quadros, luminárias, abajur, tapetes, caixa para guardar brinquedos, kit higiene, enfeite para porta do quarto, etc.




Enxoval do bebê

Nesse tópico vamos nos deter ao itens do enxoval utilizados para compor a decoração do quarto do bebê, sobre roupinhas, toalhas, etc falaremos em um novo tópico.
Enxoval para o berço:
Para o berço você vai precisar de: 03 lençol luva, 01 protetor de colchão, 01 colcha, 03 protetores laterais, 01 rolinho, 01 almofada, 01 saia para berço, 01 cortinado ou mosquiteiro, 02 alças para cortinado e 01 bandô.

Cortinas e persianas

As cortinas dão um charme ímpar ao quartinho do bebê.
O bandô da cortina e o do berço devem seguir o mesmo estilo.
Você pode usar duas cortinas sobrepostas onde a de cima é confeccionada com um tecido leve e esvoaçante na cor branca sobre um outro tecido de cor.

Em cidades do nordeste e em outras regiões do país muito ensolaradas é recomendável usar cortinas composta por tecido black-out, que tem a função de impedir a entrada de luz.

As persianas em pvc são muito utilizadas no quarto do bebê pois é possível limpá-las com maior frequência utilizando apenas um pano úmido. Imagens: revistacasaejardi.com.br, cuidardebebe.com.br, conhecendoseubebe.com.br



Por Claudia Hawk

Nenhum comentário:

Postar um comentário